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Musculação ou Aeróbico?
Saúde

Musculação ou Aeróbico?

Saiba as diferenças e os benefícios dessas modalidades e escolha a melhor para você

Por Sempre Bem

Na hora de se exercitar, o que você faz primeiro? Musculação ou aeróbico? Essa é uma dúvida frequente e, no último programa, tivemos uma matéria falando exatamente sobre o assunto e vimos que a ordem do que deve ser feito primeiro vai depender do seu objetivo. (Se você perdeu essa matéria, clique aqui)

Porém é bom lembrar que as duas modalidades são superimportantes para quem quer levar uma vida saudável e conquistar um corpo bacana. Por isso, listamos os principais benefícios da musculação e dos exercícios aeróbicos para você escolher o que se encaixa melhor na sua rotina e no seu objetivo.

Primeiramente, vamos falar da diferença entre esses exercícios. Nos exercícios aeróbicos (ou aeróbios), como diz o próprio termo, o combustível é o ar. Trata-se de um exercício de longa duração, contínuo e de baixa/moderada intensidade. No caso dos exercícios anaeróbicos (ou anaeróbios), não há uso prioritário do oxigênio como fonte de energia. Esses exercícios são atividades de curta duração, de grande intensidade e muitos são direcionados apenas para alguns grupos musculares, como no caso da musculação.

MUSCULAÇÃO

Hipertrofia muscular - O aumento da massa magra é fundamental na melhora da capacidade muscular, no auxílio indireto da redução da gordura corpórea, no aumento da taxa metabólica basal, entre outras coisas.

Aumenta a força - A musculação proporciona, além da melhora no condicionamento físico, um fortalecimento muscular, dando mais força e resistência às articulações e evitando, inclusive, a osteoporose. Idosos, pessoas com desequilíbrios musculares ou com perda de força por conta de alguma doença devem apostar nesse exercício.

Diminui a celulite - Aumentando a massa muscular, sua pele (em cima do músculo) fica lisinha. Exercícios com pesos evitam a flacidez e definem os músculos, fazendo com que as celulites desapareçam.

Fortalece a região da coluna e melhora a postura - A maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Por isso, o trabalho com peso é indicado nesses casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes.

AERÓBICO

Fortalece o coração - Um coração mais forte bombeia sangue de forma mais eficiente, o que melhora o fluxo de sangue para todas as partes do corpo. Isso resulta em mais oxigênio e nutrientes essenciais sendo levados às células do corpo, além de uma remoção mais eficaz de toxinas e produtos do metabolismo do seu corpo.

Fortalece o sistema respiratório - O exercício aeróbico melhora a eficiência com a qual seu sistema respiratório pode prover oxigênio ao corpo. Não é segredo para ninguém que o corpo precisa de oxigênio para funcionar adequadamente.

Aumenta a resistência e o metabolismo - A prática regular desse exercício melhora seu condicionamento físico, aumentando a resistência do corpo e o seu metabolismo, fazendo com que você perca peso.

Melhora a absorção de cálcio e controla a pressão arterial - Os exercícios aeróbicos fazem com que o corpo absorva melhor o cálcio ingerido, o que é extremamente importante, principalmente para as mulheres que estão próximas da menopausa. Além disso, os níveis de pressão arterial são nivelados, reduzindo os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL).

Com tantos benefícios fica difícil arranjar alguma desculpa para não se exercitar, não é mesmo? Escolha a modalidade que você mais se identifica ou, quem sabe, combine as duas e saia do sedentarismo. O Sempre Bem quer te ver vendendo saúde e beleza!

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