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O poder dos grãos
Saúde

O poder dos grãos

Conheça os benefícios que estão presentes nesses “pequenos” alimentos

Por Sempre Bem

De uns tempos para cá, as leguminosas ganharam mais atenção e as pessoas começaram a incluí-las na alimentação com mais frequência. De fato, os grãos são superimportantes e oferecem diversos benefícios à nossa saúde. Eles têm uma ótima combinação de carboidratos complexos (que demoram mais para serem digeridos) e de fibras, ajudando a manter a glicemia em ordem. Portanto, devem fazer parte do nosso cardápio diariamente.

E para te ajudar a conhecer um pouco mais desses “pequenos” alimentos, preparamos uma lista com seus benefícios.

GRÃOS CARACTERÍSTICAS/BENEFÍCIOS
Grão de bico Fonte de proteína, carboidratos, vitaminas e sais minerais. É um grande aliado na prevenção de doenças cardiovasculares e ajuda a melhorar o metabolismo de gorduras no corpo.
Linhaça Um alimento funcional muito associado ao emagrecimento. A linhaça é rica em fibras, regula o intestino, diminui a ansiedade e a inflamação em células de gordura. Uma das finalidades desse grão é ocupar o espaço no estômago e impedir que seja esvaziado rapidamente.
Chia Uma semente mexicana também muito relacionada ao emagrecimento. Ela ajuda a controlar a pressão, melhorar o humor, auxiliar no tratamento de câncer de mama e reduzir o diabetes. A chia é rica em ômega 3, que combate a inflamação, ajuda na perda de peso, além de reduzir o colesterol ruim e triglicérides.
Amaranto Auxilia na perda de peso, reduz o nível de colesterol no sangue, é rico em cálcio, o que auxilia o fortalecimento dos ossos. O amaranto é também fonte de vitaminas, sais minerais e gorduras boas, o que ajuda a melhorar o funcionamento do organismo e potencializa as funções dos sistemas cardiovascular e imunológico.
Feijão Rico em ferro e outros sais minerais responsáveis pela formação dos dentes, ossos e pela saúde do sangue. Tem a capacidade de ajudar no controle do índice glicêmico e a quantidade de proteína. O feijão branco é rico em uma proteína chamada faseolamina, que inibe parte da absorção dos carboidratos na boca. Isso ajuda a prevenir o diabetes.
Lentilha Se trata de um alimento rico em proteína vegetal, responsável por restaurar músculos e tecidos, além de ser um alimento que contém baixa quantidade de gordura. Rico em fibras, ajuda a prevenir o diabetes e o aumento do colesterol, colabora com a melhora da circulação e reduz riscos de acúmulo de gordura nas artérias, problema ligado à insuficiência arterial, infarto e AVC.
Soja Há indícios de que ela minimiza os sintomas da menopausa, devido às isoflavonas, substâncias similares aos hormônios femininos. É rica em fibras, nutriente que melhora as funções intestinais e prolonga a sensação de saciedade.

Inclua os grãos na sua alimentação e garanta mais saúde!

Por Sempre Bem

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