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Verdade ou Mentira?
Saúde

Verdade ou Mentira?

O café pode ter mais benefícios do que você imagina

Por Sempre Bem

Que tal um cafezinho? Muita gente evita por medo dos malefícios, já outras pessoas não conseguem se livrar desse “vício”. A verdade é que muito é dito sobre o café, mas será que tudo o que se fala a respeito é verdade? Estudos revelam que o café traz diversos benefícios à saúde como a redução de doenças cardiovasculares, a prevenção do câncer do colo de útero e melhora de demências como o Mal de Parkinson. Estes benefícios estão associados à cafeína e a outras substâncias antioxidantes presentes no café.

Porém o excesso é sempre prejudicial, e com o café não poderia ser diferente. Consumir muitas doses diárias dessa bebida pode provocar hipoglicemia, sudorese e acelerar os batimentos cardíacos. E atenção aos energéticos, eles também possuem cafeína e na maioria das vezes são consumidos com álcool, o que potencializa os efeitos colaterais da cafeína.

E para acabar com algumas dessas dúvidas sobre o café e seus efeitos positivos e negativos, a médica nutróloga Telma Sigolo Roberto, responde:

Tomar café diariamente aumenta o tempo de vida?

Existem pesquisas recente que falam sobre a quantidade de cafeína relacionada a evolução de determinadas doenças como o Parkinson. Hoje em dia a gente sabe que consumir uma dose diária de até 500mg de cafeína pode diminuir a evolução do Parkinson porque ela potencializa a medicação. O café de uma forma geral tem várias substâncias benéficas além da cafeína, tem uma série de antioxidante que atuam na prevenção do câncer de colo. Antigamente se achava que o café poderia aumentar o risco de doenças cardiovasculares, e hoje em dia já se sabe que ele pode ter um efeito benéfico e até protetor por conta dos antioxidantes.

Cafeína ajuda a pessoa a ficar acordada?

Verdade. Mas vale lembrar que a relação do café com o sono é muito individual. Cada pessoa tem uma resposta à dose de cafeína que consome o que para algumas pessoas é muito, para outras é pouco. Realmente a cafeína tem o efeito de aumentar a atenção e diminuir o sono, mas depende da dose.

Tomar café é indicado para pessoas ansiosas?

Mito. O café não é bom para pessoas ansiosas justamente porque ele pode aumentar esse estado de alerta e pode piorar a ansiedade. Mas também sempre de acordo com a dose. Então se você é muito ansioso, deve tomar café com o máximo de moderação possível.

O pó de café mais escuro é menos benéfico?

Isso é mito. O café mais escuro não perde as substâncias benéficas, justamente porque a cor do café está relacionada a quantidade de cafeína também. Ele pode ter menos ou mais cafeína de acordo com a cor.

O café aumenta as chances de osteoporose?

Aumenta sim. O café compete com a absorção do cálcio na mucosa intestinal, principalmente em doses acima de 500mg por dia. Para as mulheres que consomem muito café é recomendada uma dose diária de até 800mg para equilibrar esse efeito negativo da cafeína. Já as mulheres que estão na menopausa o cuidado deve ser redobrado, porque a densidade óssea já está mais comprometida além de toda alteração hormonal.

Tomar café pode aumentar a enxaqueca?

Parcialmente verdade. Porque algumas medicações para enxaqueca têm uma grande concentração de cafeína. Então ela pode ajudar a tratar o problema e ao mesmo tempo a abstinência do café pode causar a enxaqueca. É super paradoxal, porque a cafeína trata e ao mesmo tempo a falta dela pode ser um gatilho para a enxaqueca. Lembrando que a cafeína não é a causa da enxaqueca, e sim a falta dela.


FONTE: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/08/30/o-consumo-de-cafe-pode-aumentar-o-tempo-de-vida-mas-deve-ser-moderado-conheca-os- mitos-e-verdades-sobre-a-cafeina.htm

Por Sempre Bem

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