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ceia de natal ceia de natal Foto: Adobe Stock
Saúde

É possível não exagerar na ceia de Natal? Nutri dá dicas

Por Sempre Bem

As festas de fim de ano costumam ser verdadeiras tentações para quem se desafia a manter uma alimentação saudável no dia a dia. Afinal, muita gente passa o ano inteiro fazendo dieta para evitar o ganho de peso e não quer ver seu esforço ir pelos ares. 

O que poucos consideram é a possibilidade de se deliciar sem exagerar na ceia de Natal. Aliás, essas datas são para confraternizar, viver bons momentos e compartilhar histórias, não para se restringir de tudo de bom que esses encontros com familiares têm a oferecer, certo?! 

Para viver plenamente as celebrações de fim de ano, o Sempre Bem conversou com o nutricionista Rafael Vasconcelos, do Hapvida, que trouxe dicas preciosas para quem quer desfrutar os sabores sem culpa. Confira nas próximas linhas!

Assista também (Desafios da Boa Nutrição no dia a dia)

Culpa após a ceia 

Às vezes, parece inevitável sentir aquele arrependimento depois de comer tudo o que tem vontade. No entanto, é bom aproveitar esse período do ano para se permitir. Claro que existem várias formas de driblar o exagero na ceia de Natal e evitar essa sensação de remorso no dia seguinte, mas é essencial manter o equilíbrio em suas escolhas.

SEMPRE BEM: É comum as pessoas fazerem dieta o ano inteiro e se sentirem culpadas quando cedem às delícias da ceia. Afinal, comer pratos mais calóricos na noite de Natal representa colocar a dieta do ano inteiro a perder?

RAFAEL VASCONCELOS: De jeito nenhum, é apenas uma noite. Ninguém engorda ou emagrece em uma noite. Apenas vai mudar o padrão de líquidos e pode haver alteração na balança. Mas é uma noite para aproveitar!

Como comportar-se diante da mesa?

SB: Qual deve ser o comportamento à mesa? É melhor não comer certos pratos ou comer com moderação?

RAFAEL: Com certeza é melhor comer com moderação. Toda restrição demais leva a comportamentos de compulsão depois.

Leia também (Compulsão alimentar pode causar excesso de peso)

Escolher bem o que coloca no prato pode ajudar

salada para ceia de natal 

SB: A que tipo de alimentos deve-se dar preferência na hora de montar o prato? 

RAFAEL: Na hora de montar o prato, você pode escolher uma boa fonte de proteína (como o peru, frango), uma boa salada para ajudar na saciedade e uma fonte de carboidrato (quanto mais complexo melhor). 

Carboidratos complexos

Os carboidratos complexos contêm baixo índice glicêmico e são digeridos de forma mais lenta, impedindo que a glicose aumente de uma vez. Alimentos integrais, como arroz, macarrão, sementes e cereais são ótimas fontes desse tipo de nutriente. Além disso, a batata-doce é rica em carboidratos complexos, assim como a mandioca e o milho. 

Repetir ou não repetir? Eis a questão!

SB: Pode comer mais de uma vez?

RAFAEL: Pode comer, sim, mais de uma vez. Porém, tente “negociar as quantidades” com você mesmo, evitando o exagero.

Leia o artigo (Alimentação saudável é desafio nas férias)

Ceia menos gordurosa

SB: Há também a opção de preparar uma ceia mais saudável, né?! Quais são os alimentos que podem deixar esse momento saboroso e menos gorduroso?

RAFAEL: Sim, existe essa opção. Geralmente, as ceias acompanham proteínas de boa qualidade, saladas, gorduras boas. Você pode montar um prato de arroz com castanha, peru e uma salada com molho magro ou azeite de oliva extravirgem. Nesta época, existem muitas opções de oleaginosas para petisco, mas é bom ter cuidado com os excessos também.

Confira também a matéria (Digestão: Da Boca Ao Estômago)

Sobremesa

sobremesa petit gateau ceia de natal

A hora da sobremesa é sempre um momento crítico após as refeições, afinal, quem resiste àquele docinho? Quando for preparar as sobremesas da ceia, dê preferência ao creme de leite e leite condensado light. Também é bom não esquecer as frutas, afinal, elas são opções saudáveis e ainda ajudam a digestão.

SB: E os doces… quais as melhores escolhas para compor o prato?

RAFAEL: Os doces, eu costumo dizer para comer aquele que você está com mais vontade. Comer com atenção plena, prestando atenção no sabor, na textura, nas sensações que aquele doce faz você sentir. Coloque pequenas porções, geralmente é mais desejo do que fome física.

Veja a reportagem (Doce e TPM: entenda a relação entre os dois)

Bebidas

Diariamente, já se sabe que é preciso beber água com frequência, preferir suco a refrigerante e evitar beber enquanto come. Na hora da ceia, esse tipo de preocupação costuma ser deixada de lado, mas é importante manter a hidratação do corpo. Por isso, o ideal é deixar uma jarra sempre com água e disponibilizar sucos, afinal, eles são excelentes para refrescar o calor do verão.

SB: As bebidas alcoólicas são permitidas?

RAFAEL: São sim. Todo pensamento de restrição vai gerar mais desejo depois. Beba com moderação e aproveite: 2 taças de vinho é uma boa dosagem.

#Dica do Nutri para quem exagerou na ceia de Natal

Se, apesar dos planos, você não conseguiu conter a gula e exagerou mesmo, saiba como reduzir os impactos negativos da comilança: “siga normal com sua rotina, evite fazer grandes restrições. O ideal é fazer uma atividade física e se hidratar bastante”, recomenda o nutricionista. Também dê preferência a refeições com alimentos mais leves para ajudar na digestão.

Agora, é só aproveitar o Natal sem peso na consciência!

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Fonte: 

nutri rafael vasconcelos

Rafael Vasconcelos

Nutricionista Clínico Esportivo e palestrante, pós-graduado em Nutrição Esportiva, além de atuar na área de Pesquisa sobre estresse oxidativo. CRN: 21735 | Instagram: @rafavasconceelos

Referências: Gastroclínica Cascavel | G1 

Por Sempre Bem

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