fbpx

Aos domingos, 8h15 no

Por Sempre Bem

Menos Açúcar, Mais Vida

Evitar o doce é uma tarefa quase impossível pra muita gente, ele traz uma sensação boa de felicidade e até acalma em um momento de ansiedade. Mas o açúcar cobra caro! Quer saber como? Confere a matéria.

Mais saúde, menos açúcar

Evitar doces é uma tarefa quase impossível para muita gente. Eles podem até deixar as pessoas mais felizes, calmas e sanar temporariamente a ansiedade, mas cobram caro por isso e ainda podem trazer sérios danos à saúde. O açúcar está relacionado com a maior produção de serotonina, hormônio responsável por modular o humor e a sensação de prazer.

Porém, estudos comprovam a relação desse ingrediente com mais de 10 tipos de câncer. Sem falar que a obesidade causada pelo excesso de açúcar também é associada a vários tipos de câncer. Mais da metade da população brasileira está acima do peso.

Função do açúcar

De acordo com a endocrinologista Mariana Chaves, “o corpo precisa de açúcar porque usa esse ingrediente como fonte direta de energia, além de ajudar no correto funcionamento do cérebro, do coração e dos órgãos em geral”. 

Mas o excesso de açúcar estimula a liberação da insulina, hormônio que vai regular essa substância no organismo. E, quando não é possível controlá-lo, o excedente vai para o sangue, aumentando o risco de diabetes e obesidade.

Para que não se torne um vilão, o açúcar deve ser consumido de forma consciente, evitando problemas para a saúde.

Quantidade ideal de consumo

Segundo a nutricionista Melina Almeida, “o consumo do açúcar deve ser em média de 10% da ingesta calórica diária. Entretanto, as pessoas consomem essa substância durante o dia por meio das frutas e carboidratos. Isso é importante porque essa energia é necessária para o corpo”.

Para entender a quantidade de açúcar presente nos alimentos, é fundamental saber ler os rótulos. A dica é prestar atenção primeiro nos nomes substitutos dos açúcares e também na ordem de apresentação. É importante que eles estejam lá no final da lista, porque a ordem vai ser da maior para a menor quantidade que está no produto.

Opções mais saudáveis

Existem opções saudáveis para substituir o açúcar refinado, como:

  • mel de abelha é natural e não passa por nenhum processamento
  • açúcar mascavo é a fonte mais bruta e oferece nutrientes
  • açúcar de coco é extraído da fibra vegetal e possui índice glicêmico mais baixo
  • xilitol é um adoçante natural proveniente de fibra vegetal

Na verdade, todos eles têm açúcar, por isso, é importante que o consumo seja moderado. O ideal é fazer rodízio com adoçantes e outros açúcares, além de diminuir a quantidade de ingesta diária.

Matéria originalmente veiculada no programa de 8 de setembro de 2019.