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Hábitos De Vida Para Uma Saúde Plena

Você se considera uma pessoa saudável? No Sempre Bem dessa semana, a Dra. Tayná Athayde nos apresentou todas as facetas e hábitos que devemos adotar para conseguir balancear nossa rotina de uma forma saudável. Quer ficar por dentro? Então, assista.

Conquistando uma saúde plena

Muitas vezes, com a correria do dia a dia e os afazeres, a gente acaba esquecendo de olhar para nós mesmos. Mas reservar um tempo para olhar para si é fundamental para alcançar os benefícios de uma vida plena. E esse cuidado deve ser diário, pois o ritmo de vida e o estresse são fatores desencadeantes de várias doenças.

Antes, a minha vida era muito agitada. Trabalhava o dia todo e percebia que eu não tinha tempo para outras atividades. Como chegava em casa bem cansada e sem disposição, não tinha tempo para a minha vida pessoal”, afirma a consultora de comunicação Carolina Lopes.

Como ter mais saúde

Segundo a nutróloga Tayná Athayde, a saúde é multifatorial. Não é apenas a ausência da doença que significa que a pessoa é saudável. É preciso ter vários fatores em harmonia, desde momentos de lazer, fazer atividades de que gosta e dão prazer, até relaxar e dormir bem.

A consultora de comunicação falou que estava ficando muito ansiosa e estressada, principalmente no trânsito e nas relações pessoais. Descobriu que isso estava errado e resolveu mudar a questão profissional. Percebeu que tinha que trabalhar um pouco menos para conseguir realizar outras atividades no dia a dia.

Depois que percebeu os benefícios do autocuidado, Carolina redescobriu prazeres que não conseguia fazer, como ir à academia e fazer uma caminhada. Hoje, ela valoriza cada momento que tira para si mesma na sua rotina e se sente outra pessoa, mais feliz, leve e plena.

Alimentação

A alimentação é requisito fundamental para uma saúde plena. “Precisamos de nutrientes para construir o corpo. Quanto maior a qualidade, melhor. As frutas e verduras têm uma maior quantidade de nutrientes para uma menor quantidade de calorias. Isso é importante para manter a forma e nutrir as células”, fala a nutróloga.

Alimentar-se saudável não dá trabalho. O segredo é chegar do supermercado, higienizar as frutas e verduras e guardar tudo prontinho na geladeira que não vai ter problema.

Saúde Mental

É importante também estar de olho na saúde mental. “Se a saúde física não está bem, a saúde mental é afetada e vice-versa. É preciso cuidar igualmente dos dois. Tudo é equilíbrio”, aborda a psicóloga Jamille Façanha.

Hoje, existe uma grande gama de doenças que podem ter um fundo psicossomático, como gastrite, enxaqueca e fibromialgia. Ou seja, tem doenças sérias em que se insere o componente estresse e o psicossomático como uma coisa muito importante.

“Precisamos cuidar de 5 pontos na vida: trabalho, vida financeira, relacionamentos interpessoais, saúde e espiritualidade. Equilibrando isso, é possível viver de um jeito mais presente e integrado, além de melhorar o bom humor e absorção de vitaminas, e equilibrar a descarga hormonal do organismo”, explica a psicóloga.

Dicas para ter uma vida plena e saudável

Procure fazer uma atividade física, não deixe de comer frutas e verduras, desligue o celular antes de dormir e apague todas as luzes, porque isso vai facilitar o sono de maior qualidade. Tudo isso vai fazer você ter uma vida plena e saudável.

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Matéria originalmente veiculada no programa de 21 de julho de 2019.