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Como fazer dieta e se manter bem-nutrido

É bem grande o número de pessoas que querem emagrecer e optam por fechar a boca. Mas aí surge aquela pergunta: qual é a melhor forma de fazer dieta para emagrecer sem perder os nutrientes que o corpo precisa e se manter saudável? 

Contar calorias é tarefa comum para quem faz dieta sem acompanhamento. A restrição alimentar pode até mandar para bem longe aqueles quilinhos indesejados, mas traz sérios prejuízos à saúde. 

Cuidado com a dieta sem acompanhamento profissional

Geralmente, a maioria das pessoas que faz dieta por conta própria se priva de comer muitas coisas, não ingere líquidos e passa fome com o intuito de ficar o corpo perfeito, mas isso pode trazer diversos malefícios para a saúde, como: tontura, tremedeira, visão turva, fraqueza, vontade de dormir e mal-estar. Além disso, uma alimentação rica em sal, fritura e carboidrato também é uma grande vilã da qualidade de vida. 

A cantora Aline Jordão revela que sempre teve sobrepeso, por isso, fez dietas malucas porque queria resultados instantâneos. Porém isso foi muito ruim para a sua saúde devido à queda de pressão, baixa no sistema imunológico e as doenças que a má alimentação ocasionou à sua vida.

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Emagrecer com saúde

De acordo com o nutricionista Sandoval Albuquerque, muitas pessoas acham que para conseguir emagrecer é preciso deixar de comer, mas é o contrário. A gente precisa se alimentar com alimentos certos e definir horários corretos que condizem com sua rotina para ter a nutrição e o corpo saudável funcionando, para que consiga perder peso.

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Por isso, é importante tratar a inflamação causada pela gordura, a fim de que consiga uma melhor resposta do corpo e perca peso. “A maioria desses alimentos ofertados pela indústria provoca inflamação, porque açúcar e gordura fazem parte desses alimentos e provocam esse tipo de dano, portanto, devem ser evitados”, explica o especialista.

Alimentos para uma alimentação balanceada

Fazer dieta e se manter bem-nutrido não é coisa fácil. A Aline teve que substituir muitas coisas, por exemplo, margarina por manteiga ghee, azeite ou óleo de coco. Além disso, passou a consumir ovos caipira, leite vegetal, frutas, verduras e sucos.   

“Em uma alimentação balanceada, a gente precisa priorizar os grupos de alimentos como um todo: vitaminas, minerais, carboidratos, gorduras boas e fibras. Eles são elementos que trazem saúde para a célula, para que perca peso mais naturalmente e sem tantos esforços”, relata Sandoval. A pessoa pode fazer a restrição de alguns alimentos, mas pode e deve consumir em excesso os outros porque vão fazer bem.

Segundo Sandoval, além dos alimentos, existem alguns compostos de substâncias que podem ser utilizados para potencializar esse resultado, por exemplo, chá verde que tem efeito termogênico, fazendo o organismo trabalhar mais e consumir mais energia, consequentemente, gastando mais e consumindo mais gordura. 

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Dicas para quem deseja fazer dieta 

“A lição que aprendi com tudo isso é que a gente não pode fazer as coisas por conta própria ou baseado na referência de alguém, porque cada corpo e organismo é um universo particular. Logo, precisa de cuidados e orientação de um nutricionista”, revela Aline Jordão.

Uma dieta sem acompanhamento pode trazer muitos riscos para a saúde, por isso, “é importante procurar um profissional para ter esse acompanhamento, proporcionando saúde, qualidade de vida e saúde mental”, acrescenta o especialista.

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Matéria originalmente veiculada no programa de 31 de março de 2019.