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Aprenda a montar uma lancheira saudável para as crianças

Por Sempre Bem

Com o final das férias, mães e filhos se preparam para o retorno das atividades escolares. A alimentação é uma das principais mudanças nesse período. Normalmente, as crianças manifestam suas vontades alimentares por doces e salgados, enquanto as mães buscam inserir uma alimentação saudável na rotina dos filhos. Mas como incentivar os pequenos a trocarem as guloseimas por alimentos mais saudáveis e nutritivos? Confira as nossas dicas neste texto!

Evite embutidos
Os alimentos processados contêm conservantes, corantes, realçadores artificiais de sabor e uma alta quantidade de sódio. Inserir esses alimentos na dieta das crianças faz com que elas acostumem o paladar com o excesso de sal. Esse exagero pode trazer problemas a curto e longo prazo, como a hipertensão. Portanto, evite sanduíches com peito de peru e salsicha, por exemplo.

Faça o seu próprio patê
Um bom recheio para sanduíches é o patê, que pode ser feito na sua casa mesmo. Ingredientes como ricota, queijo tipo cottage ou cream cheese servem de base. Acrescente alimentos nutritivos como salsinha, atum e cenoura, coloque-os no processador e está pronto o seu patê. Em seguida, coloque-o em um pote fechado na geladeira. Nessas condições, o patê dura até quatro ou cinco dias, ou seja, rende mais de uma lancheira. Ao preparar o lanche do seu filho, deixe o sanduíche pronto e embrulhe com papel alumínio ou papel filme para conservar o sabor.

Deixe o iogurte no freezer
Apesar de ser fonte de proteína, os produtos lácteos, quando não são conservados corretamente, estragam com facilidade. Para não correr esse risco, deixe o item no freezer por algumas horas até congelar. Antes de levar seu filho para a escola, retire o iogurte do freezer e coloque na lancheira. Dessa forma, quando chegar o horário do intervalo, ele vai estar descongelado e fresco, pronto para o consumo.

Alterne os lanches
Crianças costumam enjoar dos mesmos alimentos, portanto é importante alternar os itens da lancheira. Ao invés de colocar maçã e banana, que são mais comuns, que tal inserir uva, morango, mamão ou manga para diversificar o cardápio? Você pode cortar a fruta em cubos e colocá-la em um pote vedado. As cores e formatos diferentes atraem mais do que a fruta inteira.

Bolo saudável
Quando preparados de maneira saudável, os bolos são boas fontes de carboidratos. Prepare-o com menor quantidade de farinha branca e use uma fruta para dar sabor: cenoura, limão, coco, laranja ou até o chocolate (feito com cacau em pó). Troque a farinha de trigo refinada por integral e o açúcar comum pelo mascavo. Assim o bolo não perde o sabor e continua atrativo para as crianças.

Fuja do comum
Procure inovar o cardápio com itens saudáveis. Veja algumas sugestões:
pipoca feita em casa;
barrinhas de cereais e de frutas;
milho cozido e debulhado;
vegetais como tomate seco;
frutas secas;
oleaginosas para crianças maiores (amendoim, castanha, amêndoas e nozes).

Viu como é possível despertar o interesse dos pequenos por uma alimentação saudável? Invista em alimentos coloridos e variados ao montar a lancheira e seu filho consumirá os nutrientes necessários para ter um bom crescimento e, consequentemente, um bom desempenho escolar.

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