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O poder dos antioxidantes
Bem-Estar

O poder dos antioxidantes

Conheça os benefícios dessa substância e saiba onde encontrá-la

Por Sempre Bem

Antioxidante é o termo que se dá a uma categoria de substâncias, entre elas: vitaminas, sais minerais e pigmentos, que combatem a oxidação, agindo como um protetor celular contra os efeitos danosos dos radicais livres, como as rugas e a flacidez da pele.

E o que são os Radicais Livres?
Os radicais livres são substâncias formadas naturalmente pelo corpo. Eles são necessários em algumas funções, como na geração de energia, na fertilização do óvulo e em mecanismos de defesa contra infecções. O grande problema é que eles vão lesionando as células, podendo levar ao envelhecimento precoce da pele e até mesmo a várias doenças, como problemas no coração, aterosclerose, diabetes e câncer. Não há como fugir desses efeitos, pois há produção dos radicais livres na respiração, na atividade física, na poluição, no estresse, no álcool, cigarro, pesticidas, radiações, conservantes de alimentos etc.

A boa notícia é que uma alimentação adequada, rica em antioxidantes, pode nos ajudar a combater os temidos radicais livres.

Funções dos antioxidantes

• Vitamina C: protege o organismo contra os danos causados pela exposição a medicamentos e radiações, além de combater o aparecimento de tumores.
• Vitamina E: impede os danos causados por radicais livres que desenvolvem doenças como a catarata ou a artrite.
• Vitamina A: previne vários tipos de câncer, como o de mama, o de bexiga, o de estômago, o de pele e, quando em conjunto com a Vitamina C, previne também o câncer do cólon do útero e o do reto.
• Flavonóides: estes combatem e eliminam os radicais livres do nosso organismo e previnem o aparecimento de doenças cardiovasculares. O mais conhecido entre eles é o licopeno, importante na prevenção de outros tipos de câncer, como o de próstata.
• Catequínas: esses antioxidantes são importantes no combate ao diabetes tipo 1, infecções virais e cardiopatias.

Alimentos ricos em antioxidantes

Linhaça - fonte de Ômega 3, que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.

Tomate - fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A. Seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.

Suco de uva integral - fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua "varrendo" os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Óleo de coco - rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células e na proteção das doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e doenças cardiovasculares.

Cenoura - fonte de betacaroteno, um pigmento natural, também conhecido como pró-vitamina A. Atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de cápsulas.

Frutas cítricas - tais como laranja, limão e tangerina, são fontes de vitamina C, que atua no retardo do envelhecimento precoce.

Frutas vermelhas - morango e uvas vermelhas e roxas possuem protoantocianidina, substância que fortalece os vasos sanguíneos e linfáticos, melhorando a circulação.

Peixes (salmão, atum, sardinha e arenque) - ótimas fontes de Ômega 3, gordura que também entra na tropa de choque contra a osteoporose.

Pepino - diurético natural, alcalinizante e anti-inflamatório, ajuda a eliminar as toxinas e é rico em vitaminas A e C, além de sais minerais.

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