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Alongamento X Aquecimento
Bem-Estar

Alongamento X Aquecimento

Conheça os benefícios e a importância de cada um

Por Sempre Bem

Uma boa espreguiçada logo pela manhã, uma pausa no trabalho para descansar o pescoço e levantar as pernas por alguns instantes no dia são ações simples e que fazem muito bem para o corpo. No último programa, conhecemos um pouco mais sobre a importância do alongamento e do aquecimento antes e depois dos exercícios.

AQUECIMENTO:
É fundamental preparar o corpo para realizar uma atividade física. Esse aquecimento aumenta a temperatura corporal e muscular e prepara progressivamente o sistema cardiovascular, sendo fundamental para um treino seguro e eficaz.

BENEFÍCIOS:

  • Amplia a capacidade de alongamento do tecido conjuntivo;
  • Permite que os músculos se contraiam e relaxem com mais rapidez e eficiência;
  • Acelera a liberação de energia no organismo;
  • Aumenta a troca de oxigênio na hemoglobina e a velocidade de impulsos nervosos, facilitando os movimentos do corpo;
  • Diminui a tensão muscular;
  • Prepara-nos psicologicamente para o início do treino.

Fatores que influenciam no aquecimento

Idade
Variação do tempo e da intensidade de acordo com a idade. Quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser, ou seja, mais longo.

Estado de treinamento
Quanto mais treinada é a pessoa, mais intenso deve ser seu aquecimento. Deve ser ajustado para cada pessoa e para cada modalidade. É indicado nunca fazer atividades ou exercícios os quais não se está acostumado.

Disposição psíquica
A falta de motivação reduz os efeitos do aquecimento.

Período do dia
Pela manhã, o aquecimento deve ser mais gradual e mais longo e, durante a tarde, pode ser mais curto. Já à noite, deve ter características similares ao da manhã.

Modalidade esportiva
Deve ser realizado de acordo com a modalidade praticada. Neste ponto ainda devemos prestar atenção nas características individuais do esporte.

Temperatura ambiente
Em tempos quentes, o aquecimento deve ser reduzido; em dias frios ou chuvosos, o tempo do aquecimento deve ser alongado.

ALONGAMENTO:
Os movimentos de girar, dobrar e alongar o corpo oferecem uma série de vantagens para a saúde, que vão desde a correção da postura, alívio de dores musculares, relaxamento até a liberação de "hormônios do bem-estar", como a serotonina. Durante o alongamento, ocorre também uma massagem dos órgãos internos. A massagem do intestino, por exemplo, facilita o percurso dos alimentos ingeridos, enquanto que a movimentação do pâncreas colabora para o processo que ajuda na estabilização do açúcar no sangue.

Para quem fica em pé o dia todo, o ideal seria conseguir alguns minutos de repouso, em um espaço de tempo inferior a duas horas, para sentar-se e até colocar as pernas para cima. Nessas pequenas pausas, também é interessante levantar os braços para o alto, estender as pernas, girar o pescoço, os punhos, os calcanhares, além de caminhar lentamente e de forma descompromissada pelo corredor. São cuidados simples e que, ao longo dos anos, farão toda a diferença.

BENEFÍCIOS:

  • Relaxamento;
  • Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
  • Aumento do arco de maleabilidade;
  • Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc.;
  • Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada;
  • Ativa a circulação.

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no trânsito, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.

Por Sempre Bem

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